Casamentos 27-06-2019

Qual terno o noivo deve usar em casamentos de dia e de noite?

Uma dúvida muito comum que paira sobre a grande maioria dos noivos é: qual terno usar no casamento? Você também está com essa dúvida? Não se preocupe, vamos te ajudar nesse dilema. 

Antes você precisa saber de algo que talvez desconheça, os ternos usados em casamentos realizados durante o dia não são os mesmos para os casamentos feitos à noite.

Quando um casamento é considerado diurno ou noturno?

Antes de qualquer dica você precisa entender o que é um casamento diurno e noturno, pois muitas pessoas tem algumas ideias equivocadas quanto aos horários de cada um. 

  • Casamento Diurno:

Um casamento diurno é aquele que começa até as 15 horas da tarde. A cerimônia acaba no máximo até 17 horas e a festa se inicia ainda com a luz do dia. 

  • Casamento noturno:

Já um casamento noturno é aquele que começa após as 16 horas da tarde. A cerimônia acaba em horários após as 18 horas e a festa se inicia sempre após o pôr do sol, início da noite.

Ternos ideais para casamentos diurnos

Os casamentos diurnos podem ser divididos em duas categorias, os casamentos ao ar livre e em local fechado, pontos que diferenciam seus trajes.

  • Casamentos diurnos ao ar livre:

Geralmente em praias ou campos, os casamentos ao ar livre têm uma aura mais informal, por isso são recomendados ternos feitos com tecidos de algodão e linho de seda. As cores que combinam com a ocasião são o bege, o azul claro e o cinza claro.

Por ser uma celebração um pouco mais informal, muitos optam por não utilizar gravatas, e está tudo bem. Para se diferenciar dos padrinhos você tem a opção de utilizar os conhecidos boutonnières, que são pequenos adornos de flores que ficam na lapela do paletó.

  • Casamentos diurnos em local fechado:

Os casamentos diurnos realizados em local fechado, acabam sendo em sua grande maioria um pouco mais formais que os que acontecem ao ar livre, por isso é indicado um terno ou costume de lã fria. As cores claras ainda são opções interessantes, mas se a cerimônia for bem formal é recomendado utilizar algo mais escuro, como o cinza médio, cinza azulado ou azul marinho.

Por ser formal, a gravata é necessária para a composição perfeita do traje.

Uma dica que vale tanto para as celebrações diurnas ao ar livre, quanto para as que acontecem em local fechado é, evite os ternos pretos, eles são opções muito fortes e pesadas para a luz do dia, que por sua vez requer algo mais leve. Evite também combinações de camisa escura e gravatas escuras. 

Ternos ideais para casamentos noturnos

Os casamentos noturnos, realizados em sua grande maioria em locais fechados, assim como os diurnos também podem ser realizados ao ar livre. A diferença entre eles é que mesmo ao ar livre os noturnos são quase sempre formais. 

Pensando nisso, para as cerimônias realizadas a noite, o ideal é utilizar um terno ou costume escuro, no estilo mais tradicional. As cores escuras são as mais recomendadas, preto, grafite, cinza chumbo e marinho. Todas elas podem ser contrastadas com um colete em tom mais claro que o escolhido para o paletó, mas fica a seu critério. 

Para que a composição fique perfeita utilize uma camisa clara e uma gravata escura.

 

Agora você já sabe que linha seguir para escolher o terno de um dos momentos mais especiais da sua vida, seu casamento! Aproveite e vá comprar seu terno, não deixe para última hora.

Últimas do Blog

12-07-2019 Eventos Corporativos

Você vai planejar um evento corporativo e não faz ideia de como é feita a sonorização? Confira essa matéria e fique por dentro de quais são os equipamentos básicos e procedimentos adequados para ter uma sonorização perfeita em seu evento. [...]
12-07-2019 Eventos Corporativos

Precisa organizar um evento corporativo, mas não sabe por onde começar? Confira nosso artigo e descubra os itens que não podem ser deixados de fora na organização. [...]
12-07-2019 Eventos Corporativos

Um evento corporativo é uma ação muito importante realizada por marcas, pois é utilizada como uma ferramenta que auxilia na conquista de metas e principalmente na construção da imagem de negócios. Preparamos um passo a passo para te ajudar [...]